segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O que é o DinamoEstático?


DinamoEstático é um blog realizado no âmbito da disciplina Oficina de Multimédia do Curso de Artes Visuais, que pretende explorar a área da multimédia e divulgar um pouco sobre tudo o que envolve (e é envolvido) neste curso.

O nome DinamoEstático surgiu a partir de uma parte da definição de multimédia. Ao dividirmos a palavra obtemos “multi” e “media”. A primeira palavra deriva do latim, mais precisamente de multus que traduz-se por muitos. A segunda deriva de medium, também do latim e que significa meio. Traduzido à letra, multimédia significa “muitos meios”.

Podemos traduzir estes meios (media) por: texto; imagem; gráficos; vídeo; áudio; animação. Os três primeiros são de natureza estática e os três seguintes de natureza dinâmica. E aqui perguntamos: Então para obter multimédia basta conjugar dois dos meios referidos? A resposta é não e daqui surge o título deste blog. Para se obter multimédia é necessário, no mínimo, conjugar um meio de natureza estática e um de natureza dinâmica. E perguntam-me agora então porque não chamar “estaticodinâmico” ou então “dinamicoestático”? A razão que me levou à não escolha de nenhum destes títulos talvez não seja suficientemente válida. Mas foi uma escolha.

Os dois nomes atrás surgiram da simples junção das duas palavras provenientes. Tal como na multimédia, podemos simplesmente juntar os dois meios. Mas na minha opinião é nossa obrigação não juntar apenas, mas reunir estes meios de modo a que se envolvam e que se tornem num produto final único. Parti deste ponto para tentar envolver também as duas palavras. Para aglutiná-las.
Surge assim o DinamoEstático.

Sem comentários:

Enviar um comentário