segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O projecto

O vídeo que encontraram anteriormente não está acompanhado de uma razão ou explicação pela qual o coloquei. Digo já que não era preciso, pois na minha opinião nem tudo tem de ser justificado. Principalmente o que nos é agradável simplesmente porque o é. Mas na realidade este vídeo tem um fundamento. É uma stop motion e relaciona-se com dois dos maiores projectos que pretendemos desenvolver. Uma stop motion é um vídeo realizado a partir da compilação de várias fotografias sucessivas. Daí a contradição do nome: “stop” que significa parar ou parado e “motion” que se traduz por movimento.

O projecto será concretizado no âmbito da disciplina Oficina de Artes. Este ano a escola está em obras e aos poucos dá lugar a uma nova. Ainda não vemos resultados. Por enquanto o que podemos presenciar é uma confusão tremenda que nos troca as voltas. No entanto acaba por ser agradável por nos livrar da rotina dos anos anteriores. A partir disto decidimos fazer um projecto cujo produto final seria uma stop motion da reconstrução escolar, mais concretamente uma animação. Decidimos dividir o projecto em três fases.

Na primeira far-se-á uma maqueta da antiga escola e ao longo da realização da mesma serão tiradas fotografias a todas as fases da sua construção. Na segunda fase, articularemos com esta maqueta partes da maqueta da escola já requalificada, com o objectivo de sugerir a reconstrução gradual (como vemos a acontecer na realidade). Mais uma vez o processo será fotografado passo-a-passo. No meio destas mudanças pensámos em introduzir ironia e algumas partes cómicas visto que no fim será realizada uma animação. Para esta parte ficcional, realizaremos bonecos em plasticina (este material pois facilmente se modela) que nos representarão (à turma) e também aos membros intervenientes nas obras. Não esquecendo que todo o processo será fotografado. A terceira fase é a montagem da animação a partir da junção de todas as fotografias. No entanto, para facilitar este projecto o melhor seria realizar a animação à medida que as fotografias vão sendo tiradas.

Sem comentários:

Enviar um comentário